As frutas são adicionadas aos cosméticos por um conjunto de razões diferentes. Não só apresentam propriedades antienvelhecimento, aclaradoras ou de lifting, como também são naturais e isentas de parabenos. É a rotina de beleza perfeita. Além disso, as frutas conferem uma fragrância e cor bonitas aos cosméticos caseiros. Que outras propriedades possuem os cosméticos à base de frutas?
Cosméticos à base de frutas – as propriedades
- Cosméticos de limpeza à base de frutas
O “tesouro” inestimável e perfeito para a nossa pele são os ácidos de frutas contidos nas frutas e que são conhecidos por esfoliarem a pele, renovando-a, estimulando os processos de regeneração da epiderme, melhorando a aparência da pele e restaurando a elasticidade. Os ácidos de frutas regeneram a pele de uma forma natural mas ao nível dos salões de beleza. - O açúcar, as ceras e os óleos das frutas são hidratantes
As frutas são uma fonte de polissacarídeos, que são uma dádiva no que toca aos cuidados com a pele: suavizam irritações e apresentam ação anti-inflamatória e hidratante.
As ceras, que também estão presentes nas frutas, revestem a pele com uma camada protetora fina. Desta forma, as frutas criam uma oclusão na superfície da pele, evitando a perda de água e a desidratação. Além disso, as ceras são utilizadas como base para fixação.
As frutas também contêm óleos naturais que tornam a pele mais macia, mas também apresentam ação anti-inflamatória e aceleram os processo de renovação cutânea.
As frutas apresentam ação anti-inflamatória
Taninos – ingredientes valiosos presentes nas frutas que desempenham uma função importante de firmeza: fecham os poros, apresentam ação antibacteriana e anti-inflamatória e inibem a secreção de suor e gordura. Equilibram a secreção de sebo e evitam mudanças desfavoráveis na pele. Também são utilizados para curar a acne, queimaduras e infeções fúngicas. As nozes nozes e as folhas de framboesa possuem muitos taninos – os óleos obtidos a partir destes ingredientes possuem propriedades antisséticas e antibacterianas semelhantes.
As frutas presentes nos cosméticos rejuvenescem
As propriedade de antienvelhecimento das frutas são fornecidas pelas fito-hormonas, antioxidantes e pela escina, que é pouco conhecida.
As fito-hormonas melhoram a elasticidade da pele porque possuem características responsáveis pela síntese de elastina e colagénio. Além disso, aumentam a produção de ácido hialurónico, que retém água na pele e estimula a renovação celular. Outra vantagem das frutas são os antioxidantes que neutralizam os radicais livres e inibem o envelhecimento da pele.
A misteriosa escina é uma substância muito valiosa e essencial para o cuidado cutâneo, especialmente da pele com couperose. A escina fortalece os vasos sanguíneos enfraquecidos, suaviza a dor, reduz o inchaço e apresenta ação anti-inflamatória. Graças a ela, a pele não ficará revestida de microvarizes e ficará mais forte e resistente a lesões.
Os cosméticos à base de frutas aclaram ou escurecem a pele
As substâncias contidas nas frutas podem mudar a tonalidade da sua pele – vale a pela utilizar este conhecimento ao fazer um batom caseiro ou outros cosméticos, incluindo cosméticos para o rosto. Os frutos do espinheiro-marítimo são ricos em betacaroteno e podem tingir a pele de cor-de-laranja, enquanto a arbutina contida nos mirtilos e nas amoras pode clarear toda a hiperpigmentação da pele.
Os cosméticos à base de frutas contêm óleos essenciais
Os óleos essenciais podem apresentar uma variedade de funções dependendo da fruta que foi utilizada para a sua base. O óleo de laranja inibe os processos de envelhecimento, o óleo de lima desinfeta e refresca, o óleo de tangerina apresenta propriedades de lifting, e o óleo de toranja ajuda a eliminar a celulite. Adicione extratos de frutas a bálsamos corporais, cremes de mãos ou pés e faça uma massagem com uma mistura de óleo natural e sumo de toranja ou citrinos.